Procura

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Wilson Baptista, o rapaz folgado!


É lançado cd O Samba Carioca de Wilson Baptista, no qual a obra do memorável sambista é regravada na voz de vários cantores brasileiros. O cd, lançado pela Biscoito Fino é fruto de uma peça, já exibida no Rio de Janeiro, tendo São Paulo como sua próxima estadia.
Wilson Baptista, enquanto vivo, travou alguns combates com Noel Rosa, a respeito da figura do sambista. Seria ele um malandro ou um homem civilizado como outro qualquer? Este estudo é feito por Deisi Horn e Douglas Passoni. A trama toda começou quando Wilson Baptista lançou "lenço no pescoço", onde proclamava seu orgulho em ser vadio e associava a imagem do sambista a malandragem. Noel se sentiu incomodado e mandou logo uma resposta bem direta, compondo "rapaz folgado" onde dizia a Baptista 
"...deixa de arrastar o teu tamanco, pois tamanco nunca foi sandália, tira do pescoço o lenço branco, compra sapato e gravata, joga fora esta navalha, que te atrapalha..da polícia quero que escape, fazendo samba e canção, já te dei papel e lápis, arranja um amor e um violão... malandro é palavra derrotista que só serve pra tirar todo o valor do sambista, proponho ao povo civilizado não te chamar de malando e sim de rapaz folgado..." 
Batista se sentiu ofendido e reagiu compondo o "mocinho da vila" onde dizia
 "se não quiser perder seu nome, cuide do seu microfone e deixe o malandro em paz!"
É mesmo uma resenha! E muito cômica a intermusicalidade de uma trama, ou como ela pode se dividir em canções de fontes diferentes. Confiram o disco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário