Procura

domingo, 19 de junho de 2011

Blackbird - SR-71 - Um Sonho Moderno


O Blackbird, um avião produzido pela Lockheed, foi e ainda é ícone da tecnologia aérea mundial. Seu modelo é semelhante ao de uma espaçonave, e ele de fato voava muito mais alto que a maioria dos aviões até então produzidos, chegava a 80,000 pés de altitude e isto de fato dificultava a vida da tripulação, que precisava usar severas roupas para manter a consciência nesta altitude, conseguir respirar, não morrer congelado em vôo e sobreviver à necessidade de ejeção. Sua engenharia foi pensada nos anos 1940 por Clarence Kelly Johnson, um importante engenheiro norte americano, mas o avião teve sua estréia nos céus em 1964.

A esta altura, havia sido desenvolvido para operações de reconhecimento de terreno, tendo sido usado, inclusive, na guerra do Vietnã, para o mesmo fim. Mais tarde, nos anos 1970, o Blackbird teve sua primeira "aposentadoria", quando o desenvolvimento da tecnologia de satélites, mais barata, poderia ser usada para o mesmo fim.

Várias reuniões fizeram, entretanto, o governo norte americano voltar atrás nesta decisão várias vezes, pois apesar dos satélites serem mais baratos, o lockheed conseguia enxergar as movimentações das bases inimigas, fugir e atacar. O movimento do blackbird era tão preciso e descomunal, que para desviar de um míssil bastava "acelerar". O avião também foi usado para operações de reabastecimento de outras aeronaves, e era tão dispendioso  economicamente para o governo, mas ao mesmo tempo, poderoso, que apenas 33 foram fabricados,  e mesmo sendo usados em operações de guerra, nenhum conseguiu ser abatido.

A aeronave preencheu a imaginação de muitos jovens e, naquela época, culturalmente, teve diversas representações. O X-Jet do X-men, foi um belo exemplo dessa amplitude. O X-jet fazia viagens na velocidade da luz! O modelo é baseado no avião aqui descrito misturado com a tecnologia alienígena humanóide Shi'ar, uma raça fictícia do universo Marvel, viagem de Claremon e Cockrum, os criadores,  mas que mostra bem como a aeronave Blackbird estava ligada a idéia corrente de suprassumo da evolução tecnológica.
Não poderia, neste momento, deixar de citar a canção dos Beatles que fala sobre o Blackbird. Muitas línguas afirmam que a música não tem nada a ver com o avião, mas a pensar pelos argumentos anti-guerra dos integrantes, não há como não fazer a analogia com sua canção.

Se os anos 60, e os 70, de certa forma, representam a busca pelo moderno, o futurístico, o Blackbird representou o apice desta vontade. Um avião que exibia o cúmulo da potencialidade tecnológica humana, uma potencialidade tão absurda, mas que precisava do ser-humano para ser operado, e ao mesmo tempo, não oferecia ao ser humano um conforto orgânico capaz de transformar a máquina em algo equilibrado a sua vida, nem fisicamente, nem economicamente. Era um sonho de modernidade, uma experiência póstuma, que apenas outras gerações conseguiriam conceber.

Quem estiver interessado na localização atual dos modelos do Blackbird, clique no link abaixo: 

http://gmaps.tommangan.us/blackbirds.html

Para mais informações técnicas da acft: http://eaglesky.wordpress.com/2011/01/05/lockheed-sr-71-blackbird/

Um comentário: