Procura

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Beatnicks - Portugal Rock Spirit - Somos o Mar


Mais um compilado sonoro de Jorge Casanova, compositor que emprestava suas idéias ácidas à temerosa Beatnicks! Estes sons são de um single lançado em 1978, mas a banda existe em idéia desde 1965. Os portugueses têm diversas fases a influenciar sua sonoridade, do som de garagem sessentista, ao psicodélico progressivo, culminando no hard rock explícito em sons como Christine Goes To Town. Musicalmente, sua evolução acompanha grandes nomes como o Yes ou seus colegas também  portugueses, Tantra



Apesar deste exemplar musical em português, a banda ficou mundialmente conhecida por seus emocionantes vocais chorando aos quatro ventos no idioma inglês. A questão do envolvimento português em guerras relacionadas a posses territoriais fez com que membros da banda diversas vezes tivessem de sair do país para fugir do serviço militar. Isto, na opinião de diversos críticos da música setentista, é geralmente tido como a pedra no sapato para as bandas do período. 
Quanto a letra da música, aqui vai uma possível inspiração para elucidar qualquer significado oculto:

"Sempre que sei que vou embarcar, passo várias semanas sonhando com o mar, os navios e toda a presença imanente de Netuno, o senhor do oceano espiritual. São viagens surrealistas e sempre muito edílicas, porém realistas o suficiente para que o mais insensível pudesse se sentir como a totalidade. Um drama molhado e volátil". (Kerouac)

Nenhum comentário:

Postar um comentário