Procura

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Conversando com Os Haxixins


Nascidos da Zona Leste de São Paulo, tendo lançado trabalhos em vinil com a portuguesa Groovie Records e turnês que vão do Nordeste brasileiro à Espanha, a banda Os Haxixins está na estrada desde 2003 e com uma combinação supimpa de conhecimento musical e estilo trazem a américa do sul a modernidade do rock'n'roll garageiro. Agradecemos a Edu e Uly em especial pelos contatos e atenção ao responder a entrevista.

1)Como Os Haxixins caracterizam o próprio som? Quais as referências musicais mais marcantes para cada um dos integrantes?
Acreditamos que o nosso seja bem primitivo. Quanto a rotular, fica a critério de quem nos ouve. Para ser mais claro, os sons que mexem com a cabeça de todos dos Haxixins são: TIM MAIA, RACIONAIS MC´S  e é claro que os pesadelos do pop, esquecidos nas coletâneas do ACID VISIONS, BOULDERS, STEAM KODOK e TURKISH DELIGHTS.

2)No Brasil o som de garagem ainda é uma cultura à deriva, no entanto, diversas  bandas, como Os Cavernas e a Fuzzfaces, hoje em dia carregam essa herança musical com muito orgulho.  Existem bandas nos tempos atuais que Os Haxixins consideram irmãs?
Existe uma grande coincidência. As verdadeiras bandas de "garage" surgiram aqui na Zl de São Paulo quase que todas no mesmo bairro, isso facilitou a proximidade e amizade entre as bandas. Temos uma grande admiração e respeito por todas. Tais como: Transistors ,Laboratorio sp, Migalhas, Os skywalkers , gasolines, Os cavernas , Paralelles, Os hicthicokes, Os Farpas , Os Coveiros da quarta parada , Black Needles , as Cobras Malditas. Mas diretamente, quem influenciou-nos e  consideramos como a mais autêntica e extinta banda é o FUZZFACES.
3)Os Haxixins são conhecidos por estamparem o visual, no geral, sessentista dos instrumentos musicais até as vestimentas. Conte-nos sobre esse estilo de vida que norteia a banda.
Nosso visual é, no mínimo, curioso. Não temos vergonha das roupas que vestimos , isso vale tanto para o show quanto para o dia-dia. Já até tivemos que brigar nos empregos para manter as roupas e principalmente as cabeleiras (risos). Os instrumentos antigos servem para nos aproximar ao máximo da sonoridade sessentista.
4) O que os integrantes da banda pensam sobre a musicalidade dos anos 70 no geral, no Brasil e no mundo?
Vamos fazer o seguinte a banda responde pelas influências dos anos 60 , mas eu, Edu, conheci uma pessoa que influenciou-me profundamente , não só musicalmente mas também na vida. O finado Martins que Deus ou o Diabo o tenha me apresentou os anos setenta. Quando ouvi na fita cassete American Woman da banda Guess Who, fiquei perplexo e então resolvemos formar uma banda, que chamamos de Kálisse e, posteriormente, denominamos Os Velhos Lobos. Tocávamos Aphrodities Childs e classicos esquecidos e adormecidos que me fizeram despertar um interesse pela sonoridade impar. Mas o que realmente me deu tesão foi tocar o lado b dos anos 70 com outra banda a Cash Box que formei com Acácio Vaz do (The Clavion), Angelo Aquino (Kálisse), Mau Mau (Kálisse) e Sergio Dias (Kálisse). Tocávamos sons de bandas conhecidas e desconhecidas, tais como: "Ever day" Slade ," Stormbriger" Deep Purple  , " WISHING WELL" FREE  e mais, Ufo ,Uriah Heep, entre outras.
5 )O livro O Clube dos Haxixins, a referência cultural por trás do nome da banda, faz menção a um grupo de intelectuais que se validavam do uso de alucinógenos para conseguirem estágios alterados de consciência, capazes de transmutar a percepção da realidade através do contato com os sonhos. Como Os Haxixins expressam essa idéia em suas músicas?
Nossas experiências com alucinógenos nunca foram com o intuito de compor ou criar melhor. Vemos simplesmente o prazer que nos é proporcionado. Mas é claro que sempre quando voltamos das viagens nos sobram coisas que colocamos nas letras,  nos ritmos das músicas. De uma coisa vocês podem ter certeza: nem se quiséssemos conseguiríamos transcrever as experiências vividas no mundo "irreal" que gostamos muito de visitar (risos).
6)Nos anos 60, os sons de bandas como The Seeds, The Monks, The Sonics, entre outras, eram considerados ultra-modernos, faziam músicas para os jovens e representavam o futuro. Hoje, estar dentro desse nicho musical, ainda carrega o mesmo significado?
Com certeza, para muitos esse estilo de som é coisa de outro mundo. Pensando bem, até que não é "de outro mundo".
7)Os Haxixins, quando da entrada de Caio Sergio, passaram por uma mudança de formação. Isso influenciou a sonoridade da banda? Se sim, em que sentido?
Veja bem, interfere um pouco no sentido de "pegada", e a maneira que cada um toca seu instrumento. Mas temos uma opinião formada do que a banda se propõe a fazer com as referências sixties.
8)Como foi tocar no primitive festival, um evento ao estilo revival, voltado para os primórdios da música moderna, ao lado de bandas como Fleshtones?
Aquilo ali é um mundo a parte. Parecia que tínhamos voltado no tempo, para onde se olhava tinha gente estranha como nós. E o melhor, depois que acabamos de tocar os Fleshtones fizeram questão de ir até nosso camarim munidos um Whisky para brindar o show que fizemos. Enfim, o que aconteceu depois fica na memória! (risos)
9) Conte-nos outras bandas com quem considerem importante ter dividido palco.
Com certeza uma banda de menos expressão mas com a mesma grandiosidade de espirito e musical foram os italianos da banda HANG-V, que conhecemos no Primitive também.
10) Divida conosco alguma história engraçada ou digna de nota que tenha acontecido em alguma das turnês dos Haxixins pela Europa!
Essa deveria sair no GARAGE NEWS. Na última turnê tocamos na França com nada mais nada menos que com a famosa banda punk UNDERTONES, mas antes disso na passagem de som tivemos um embrólio com o baterista. Simplesmente ele não queria que usassem sua bateria. Ele se esqueceu que tínhamos atravessado o Oceano Atlântico para tocar, enfim, depois de muita insistência  resolveu deixar. Ficamos "putos" com a situação, mas como o mundo dá voltas e nesse caso foi logo que a banda UNDERTONES começou a tocar. O cabo de guitarra dos caras simplesmente resolveu não funcionar e aconteceu que tiveram que ir até nosso camarim pedir o nosso emprestado. A sorte é que não somos cuzões como certos punks que conseguiram um pequeno destaque nesse mundo. Ou seja, emprestamos os cabos e ainda Fábio Fiuza tirou uma onda dizendo que se o cabo falhasse era só torcer umas das pontas...(risos)
11) No mês de Julho, Os Haxixins estiveram em turnê pelo nordeste do Brasil, em cidades como Recife. Vocês conhecem algo sobre o som de garagem ou até mesmo psicodélico no norte do país?
Sinceridade não conhecemos muitas coisas, mas recentemente conhecemos a banda Anjo Gabriel que se enquadra no estilo psicodelico e  progressivo , também foram eles que marcaram essa tour.
12) Fale um pouco sobre a discografia da banda e os projetos da banda para o futuro.
Não há muito o que falar, os discos são esses aí que todos podem ouvir. Muita primitividade, gravações analógicas, uma garage sem frescura. Já o terceiro álbum que estamos preparando pretendemos usar instrumentos de sopro, harpa, piano, bem inspirado no FUTURE dos The Seeds.
13) São Paulo, no país, é conhecida por uma cultura de bares e botecos extremamente difundida. Soubemos recentemente que sua banda tem um Bar, o qual apóia o rock’n’roll clássico, psicodélico, de garagem, ácido e afins. Conte-nos sobre essa experiência.
Bom não é fácil , estamos na zona leste de São Paulo, tentando trazer algo que muitos desconhecem. O blues e o jazz tem seu domingo garantido e é nisso que acreditamos, antes de qualquer coisa somos músicos e todos que pisarem aqui terão seu devido valor.
14 ) A literatura certamente, a julgar pelo nome, influenciou Os Haxixins em sua jornada. O mesmo pode ser dito do cinema? Se sim, indique-nos alguns filmes que participaram de suas histórias.
Com certeza, até temos um curta e projetos para fazermos outros filmes que estamos escrevendo. Tem vários clássicos que gostamos e poderíamos falar, mas fica aqui a dica. Assistam FARRAPO HUMANO, do diretor Billy Wilder.




15) Jogo rápido:
Iron Butterfly ou The Sonics?
MUSIC MACHINE
Cerveja, Pinga ou Tequila?
OS TRÊS
Psicodelia ou Acidez?
THE DOORS consegue os dois.
Futebol ou Sinuca?
os dois
Tim Maia ou Os Mutantes?
Sempre Tim
Feijoada ou Maria-Isabel?
Maria-Isabel porque é mulher, mas não sabemos o que é isso!
16 ) Deixem alguma mensagem para os ouvintes da banda Os Haxixins.
ESCUTEM COM MODERAÇÃO NÃO SOMOS RESPONSÁVEIS POR NENHUM DANO CAUSADO A SUA MENTE!
 Muito obrigada pela entrevista, contem sempre com o Blog Mondo Teeno quando precisarem! Abraço!

Contato: http://www.myspace.com/oshaxixins ;
                        bookingoshaxixins@yahoo.com.br ;
                        http://facebook.com/oshaxixins .

Um comentário: