Retrô, a palavrinha da moda. Mas, eu me pergunto, existe algo mais retrô que abraço de avó? Elas são sempre cheirosas, quentinhas e bonitinhas. Impecavelmente arrumadas, com seus botõezinhos, lencinhos e casaquinhos. Se você também tem uma avó fofinha e vai comer as rabanadas, que com tanto amor ela prepara. Agradeça cantando o refrão desta música. É facil de aprender! Será melhor que qualquer presente...
Feliz Natal para todas as Vovós!
Procura
sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
Suzi Quatro no Natal
Que belezinha é a Suzi Quatro de macacão branco, com sua voz de gata cantando The Wild One. Bom demais para desacelerar deste clima de fim de ano. Coisa chata é mercado lotado, shoppings e compras de natal. Prefiro ficar com a Suzi de macacão branco e sua voz de mulher baixinha. Afinal as baixinhas são sempre melhores...
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
Canções Hedonistas
A primeira metade da decada de 60 corre descontraída (apesar da ameaça do apocalipse nuclear), com canções hedonistas dos dois lados do Atlântico. Na California, os beach boys exaltam as emoções do surf-rock, na inglaterra, os beatles cantam o amor adolescente. Um pouco mais inconformados, os rolling stones e the who reclamam a chatice da vida sem futuro dos jovens. O folk-rock de Dylan, que na década anterior advertia o cidadão comum de que "alguma coisa está acontecendo/ mas voce não sabe o que é / sabe, mr jones?", já não satisfaz mais o músico, e ele troca o acústico pelo elétrico, o que provoca a ira de muitos de seus ouvintes.
Não é só a guitarra elétrica que embala essa faceta de dylan, mas um discurso mais agressivo e letras mais trabalhadas. Seu hino de batalha "like a rolling stone", de 1965: "how does it feel, how does it feel / to be on your own, without a home / like a complete unknown , like a rolling stone", era uma especie de "o estrangeiro" de Camus, vertido para a linguagem do rock. As revistas culturais da época noticiavam freneticamente que "nenhuma outra musica pop confrontou e transformou tão completamente as regras comerciais e convenções artisticas de sua epoca". Gozado é que a canção de dylan foi inspirada num velho blues de Muddy Waters, que dizia "pedras que rolam não criam musgo". O rock branco nunca escondeu sua grande influencia no blues negro.
A década adotou como leda "sexo, drogas e rock'n'roll", um ideário hedonista como poucas épocas conheceram. As drogas, além do êxtase químico, representavam a busca do auto-conhecimento, e o rock'n'roll eram as fanfarras de Dionísio, colorindo de som a vida desses novos epicuristas.
Aditivado pelo LSD, surge o acid rock da Califórnia, bandas de nomes surreais como Jefferson Airplane, New Riders or the Purple Sage, Blue Cheer e Grateful Dead, esta ligada a um grupo de "guerrilheiros lisérgicos", os Merry Pranksters, que percorriam a Califórnia num velho ônibus escolar pintado de cores psicodélicas, espalhando a mensagem do LSD e a própria droga, deitando-a em jarras de ponche nas festas caretas ou nos bazares de igreja e até tentando colocá-la nos reservatórios de água - já imaginaram cidades inteiras viajando com LSD sem o saber?
Aditivado pelo LSD, surge o acid rock da Califórnia, bandas de nomes surreais como Jefferson Airplane, New Riders or the Purple Sage, Blue Cheer e Grateful Dead, esta ligada a um grupo de "guerrilheiros lisérgicos", os Merry Pranksters, que percorriam a Califórnia num velho ônibus escolar pintado de cores psicodélicas, espalhando a mensagem do LSD e a própria droga, deitando-a em jarras de ponche nas festas caretas ou nos bazares de igreja e até tentando colocá-la nos reservatórios de água - já imaginaram cidades inteiras viajando com LSD sem o saber?
De repente uma nova tribo surgia no cenário global da contracultura: "the flower children" - as crianças ou filhos da flor. Alardeavam o poder da flor sobre os fuzis, ilustrado graficamente pela foto de Marc Riboud durante a marcha sobre o pentágono, em washington, em outubro de 67.
No ano seguinte, no Brasil, Geraldo Vandré lançava "caminhando(pra não dizer que não falei das flores)": "pelas ruas marchando indecisos cordões / ainda fazem da flor seu mais forte refrão / e acreditam nas flores vencendo o canhão". Foi um dos exemplos mais extremos da força da música atuando sobre a realidade. A canção de Vandré - e seu eco na juventude brasileira - levou a ditadura a um gesto de desespero: a decretação do AI-5, que levaria, por sua vez, ao cirramento do confronto entre a sociedade e os militares nos "anos de chumbo."
(texto de Muggiati, com adaptações)
No ano seguinte, no Brasil, Geraldo Vandré lançava "caminhando(pra não dizer que não falei das flores)": "pelas ruas marchando indecisos cordões / ainda fazem da flor seu mais forte refrão / e acreditam nas flores vencendo o canhão". Foi um dos exemplos mais extremos da força da música atuando sobre a realidade. A canção de Vandré - e seu eco na juventude brasileira - levou a ditadura a um gesto de desespero: a decretação do AI-5, que levaria, por sua vez, ao cirramento do confronto entre a sociedade e os militares nos "anos de chumbo."
(texto de Muggiati, com adaptações)
domingo, 21 de novembro de 2010
Noriel Vilela - "Quem não gosta de samba, não gosta de nada"
Versão de Noriel Vilela para a música "Sixteen Tons", de Ernie Ford e Merle Travis. Quem não gostar é recalcado...
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Viva o chopp escuro!
Eu sou brasileira e adoro um feriado! O momento em que você reune os amigos para brindar a vida. Neste feriado, a casa estava cheia e brindamos várias vezes.
Adoro um chopp. Prefiro o claro, mas vou me esforçar para gostar mais do chop escuro agora.
Me apaixono a cada dia mais pelo Ronnie Von. Ele realmente é um príncipe, que vem me salvar nas ondas da música. Sou cada dia mais dele! Esta música explica a nossa afinidade. Ronnie Von te amo pra sempre!
Adoro um chopp. Prefiro o claro, mas vou me esforçar para gostar mais do chop escuro agora.
Me apaixono a cada dia mais pelo Ronnie Von. Ele realmente é um príncipe, que vem me salvar nas ondas da música. Sou cada dia mais dele! Esta música explica a nossa afinidade. Ronnie Von te amo pra sempre!
sábado, 9 de outubro de 2010
Teenage Kicks
Teenage Kicks é uma bela canção da banda The Undertones. Perfeita para um sábado com cara de chuva! Para você se lembrar de como era bom ser jovem. De como os amores na juventude podem ser belos e inocentes. Pena, que quando somos jovens não achamos graça nenhuma nos amores que não são correspondidos. Se fôssemos capazes de enxergar somente a beleza e poesia de um amor juvenil nos recusaríamos a envelhecer.
" I wanna hold you, wanna hold you tight
" I wanna hold you, wanna hold you tight
Get teenage kicks right through the night"
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
Quem disse que não se produz bom rock de garagem em português? Videos como o abaixo da fantástica banda haxixins mostra a riqueza desse gênero.
As zonas litorâneas sempre foram motivo de inspiração para os jovens destas gerações, alguns livros retratam bem isto. A foto abaixo, retirada da compilação de Richard Barnes mostra uma celebração na manhã após noite de dança em Brighton.
Seus palitós, casacos, suéteres, botas e sapatos significavam uma maneira de buscar sua identidade num mundo onde o trabalho trasnformava as pessoas em amontoados humanos homogeneos encaixotados em escritórios ou qualquer outra forma de despersonalização do individuo. Estar bem arrumado, well-dressed, dizia respeito a isto, um olhar para si mesmo e, também, uma forma de revinventar a juventude em bando.
No Brasil, ser daquela geração significava tudo isto, mas tinha um atenuante. O regime político do país, em pleno governo militar, fazia os jovens desenvolver, além do dito acima, um certo heroísmo, no sentido de olhar para as esquinas e ter a impressão de ver seus colegas mortos ou sendo tragados por algum camburão policial. Aqui a "fumaça do charuto era mais preta", como diria um músico paulistano dessa geração. Esta sensação era vivenciada nas musicas, no engajamento.
A guinada de grande parte dos jovens para a esquerda no país se deu neste período também. A promessa de uma geração que visava o futuro, numa conjuntura estatal problemática, requeria um partido de posição oposta ao governo. É a isto que se deve a representatividade da esquerda (quando há) nos movimentos jovens de hoje em dia, a uma rede de conexões feitas naquele período entre os jovens e sua maneira de experienciar aquele governo traumático. Estes jovens perpetuariam isto em músicas, em ´produções cinematográficas, em livros, virariam professores no futuro e formariam muitas cabeças. As histórias que ficam para nós são de perseguições, torturas, mortes...
Apesar disto, muitas bandas puderam surgir e celebrar sua juventude através das letras, festas, danças e visitas a clubs. Para muitos, o momento político não foi mais do que um pano de fundo que fazia parte do cenário total. Toda época e grupo tem seus vilões e seus mocinhos.
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