Você gosta de dragões? A palavra vem do grego drákon, e significa 'grande serpente'. Durante muito tempo eles foram considerados monstros terríveis, capazes de devorar toda a raça humana. Especialmente no ocidente, o dragão tem uma simbologia forte de destruição. Nas mitologias germânicas e escandinavas, o dragão representa uma força avassaladora que sobrepuja os seres humanos, a lenda de Sigfried, por exemplo, onde um anão, inimigo seu, se transforma num dragão por ter internalizado elementos como a ganância e a inveja, nos mostra que esse animal pode ser ligado ao que há de mais baixo dentro do espectro de possibilidades para a alma humana. Pode ser que o dragão ocidental tenha suas raízes maléficas advindas dos mitos babilônicos e persas, onde as lendas fundadoras dos povos contam histórias de dragões que esquartejam outros dragões, e dali, daquele sangue e restos mortais, nasce o mundo e as cidades importantes dessa antiguidade mesopotâmica, por exemplo.
Há no entanto, o caso do dragão americano e do dragão chinês. Lendas como a dos antigos nativos do atual México, originária da cultura Tihuacán, próxima a olmeca, que contam a história de Quetzalcoatl, uma serpente alada e cheia de plumas. Essa representação de dragão, ao contrário das anteriores, está ligada a ascensão espiritual, e não a destruição como vimos anteriormente. Assim também se dá com os dragões chineses e japoneses, que representam povos formadores dessas nações e, dessa forma, tem uma conotação de bons augúrios ou de mágica criativa. É interessante ver como quase todos os povos falam de dragões, muitos medievais cristãos estavam completamente convictos da existência dessas criaturas, a Bíblia, ela mesma, faz muitas referências ao mesmos.
Para nós, que não somos nem medievais, nem chineses, mas somos drenados pela cultura dos cinemas, nos agrada guardar a bela representação do dragão da película História Sem Fim, chamado Falkor, uma espécie de dragão com cabeça de cachorro, lindo, salvador e responsável por guiar nosso herói rumo aos céus mais altos! Apreciem!